Acadêmicos do Campo do Galvão



G.R.C.E.S. Acadêmicos do Campo do Galvão
Fundação: 31 de março de 1974
Cores: Azul, Vermelho e Branco
Sede Social: Rua Geraldo Baracho dos Santos, 79 - Campo do Galvão
Títulos: 16 (1979, 1982, 1985, 1987, 1989, 1991, 1992, 1998, 2001, 2002, 2003, 2005, 2006, 2007, 2011 e 2018)
 


 


O ano de 1974 estava apenas começando e mais um Carnaval estava chegando. Então numa quarta-feira de cinzas de 1974 e a manhã corria de forma tão apressada e parecia que algo novo iria surgir. No então popularíssimo Bar do "Beni" na rua Padre Inácio, no Campo do Galvão, alguns amigos discutiam sobre mais um carnaval que se findava. Em meio às reclamações de que todos bairros da cidade já se representavam no grande desfile momesco, surgiu a ideia: "porque não montar uma escola de samba em nosso bairro?". E o papo fluiu até o fim da tarde daquele dia. Alguns céticos acharam que tudo aquilo era ressaca de carnaval. Mas não era. A tentação chamada Escola de Samba foi mordida.
Resolveram que era preciso mobilizar o bairro e foram bater de porta em porta entregando aos seus moradores um convite para participarem de um churrasco no domingo próximo daquele ano. O churrasco realizado no antigo campo da "Associação Esportiva" foi um sucesso. A adesão foi total. O espírito solidário dos seus moradores e seu amor pelo bairro estavam despertos. Agora era só me criar definitivamente. Mais uma vez no Bar do "Beni" abriu as portas para me receber. Os fundadores estavam lá, agora mais de 30 pessoas, todos inquietos e agitados para me criar. Dentre os fundadores da nova Escola de Samba, destacaram-se Luiz do Nascimento e Darcy Galvão, que encabeçaram a primeira diretoria da agremiação, que ainda não possuía denominação.
Vários nomes surgiram: "Unidos do Campo do Galvão", "Império do Campo do Galvão", "Acadêmicos do Samba" e finalmente "Acadêmicos do Campo do Galvão" (este nome por sinal era levado a título provisório no convite aos moradores do bairro). O meu nome tinha que traduzir um estilo, uma característica própria e por votação fui batizado Grêmio Recreativo "Acadêmicos do Campo do Galvão". E assim começou a entrar para a história do Campo do Galvão, para a história do Carnaval de Guaratinguetá. Era 31 de março de 1974 e o dia já não corria tanto... Já nascia iluminado e para ser grande.

Facebook: Acadêmicos-do-Campo-do-Galvão
Instagram: @academicosdocampodogalvao


Pesquisa: Paulo Santos
Colaboração: Márcio Cavalca
Arte do Pavilhão: Douglas "Loturco"

Nenhum comentário: