Banda Mole - A Original!


Na época, o desfile competitivo dominava o cenário carnavalesco de Guaratinguetá.
Outro motivo era ocupar o sábado de Carnaval, que não contava com nenhum evento programado.
Reunidos no "Clube Literário Piscina", num domingo de 1974, os amigos Carlos Alberto Jambeiro ("Dentista") e James, na casa dos 30 anos, resolveram reviver o Carnaval de Rua de outros tempos. 
"Queríamos, pelo menos em um dia em Guaratinguetá, a volta do Carnaval espontâneo, sem competição, sem regras, sem pagamento algum, só alegria e diversão", lembra "Carlucho"
Um ano depois do primeiro desfile, a "Banda Mole" incorporou em seu time, um "reforço de peso": o músico, compositor, arranjador, produtor e publicitário Flávio Augusto. 
Exagero ou não, a "Banda Mole" é notável por diversas características, que mantém entre os principais destaques do Carnaval do Vale do Paraíba. 
A partir da experiência dos foliões em Guaratinguetá, nasceram no início da década de 80, outras "Bandas Moles" em Santos, Belo Horizonte e Maringá. 
Característica interessante é ela não ter corpo direto, não ter associado e não envolver e nem ser envolvida por nenhuma espécie de transição comercial. 
"Ninguém ganha dinheiro com a Banda Mole". Ao contrário, "nós descascamos o nosso bloco" para que ela saia legal", brinca Carlinhos Letrão
Apesar de ter muita força, a Banda Mole também não incorporou em sua participação no Carnaval, nenhum traço ideológico político-partidário.  
"Não defendemos ninguém. Somos livres. Nossa proposta é curtir o Carnaval", salienta Carlucho.
A concentração acontece no centro da cidade e o desfile começa a partir das 20 horas, após o término da missa na Catedral de Santo Antônio... quando assim o prefeito entrega a chave da cidade ao Rei Momo e sua Corte Momesca.
A "Banda Mole" já chegou reunir mais de 10 mil foliões em seu desfile por vários anos.

Facebook: BANDAMOLEGUARA
Instagram: @bandamoleguara
 

Pesquisa: Paulo Santos
Colaboração: Museu Frei Galvão

Um comentário:

Anônimo disse...

PArabéns Paulo por sua iniciativa e por lembrar desses grandes foliões de Guaratinguetá! Meu pai Carlinhos também agradecer por essa homenagem!
Abraços Carlão Letrão!