Beira Rio da Nova Guará


G.R.C.E.S. Beira Rio da Nova Guará
Fundação: 08 de setembro de 1970
Cores: Vermelho, Azul e Branco
Sede Social: Avenida Vaz de Caminha, 101 - Nova Guará
Títulos: 02 (1983 e 1993)



 


Um início inimaginável. Um grupo de amigos. Um cursílio religioso. Um curso para redescobrir a fé. Um bate-papo informal durante o intervalo. "Por que não fundamos o nosso próprio bloco, composto por estudantes, normalistas, e por quem mais vir ?".
Os amigos eram Carlos Faro, José Prudente, Zoza e João Alckmin... Em janeiro de 1970, como um foco de resistência, depois da fusão do "Bloco dos Estudantes" com "Bloco Beira-Rio", surgia a Escola de Samba "Beira-Rio dos Estudantes", saindo pela primeira vez em 1971, com as cores vermelha, azul e branca.
Seus ensaios eram realizados no antigo "Diretório Acadêmico da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá", passando mais tarde para a Sede Piscina (Vila Paraíba) do "Clube Literário e Recreativo Guaratinguetaense".
Em 1978, saiu pela primeira vez como "Beira Rio dos Estudantes". No ano seguinte, escolheu o bairro da Nova Guará e adjacências como seu reduto carnavalesco.
Passou a se chamar Escola de Samba "Beira-Rio da Nova Guará". A trajetória da Beira Rio, durante muitos anos, foi a trajetória dos próprios estudantes de Guará. Jovens da cidade, ligados ao centro estudantil, foram para a Avenida pela primeira vez naquele momento e nunca mais conseguiram ficar longe dela.
No ano de 1997, as cores da agremiação passaram a ser Verde e Branco, e o símbolo da Escola, que até então era a típica "Coruja", mudou-se para a graciosa "Borboleta".
Contudo, em 2002, um ano após não participar do Desfile Oficial das Escolas de Samba de Guaratinguetá, em virtude das complicações decorrentes do falecimento do grande ícone da agremiação em toda sua história, o patrono, presidente, e carnavalesco, seu José Roberto Amaral Pasin, as cores oficiais e símbolo voltaram a ser os da fundação.
A Escola de Samba Beira Rio da Nova Guará é conhecida como uma escola sempre polêmica e extrovertida, por abordar, em seus mais diversos temas de enredo, histórias muito criativas, variando desde o âmbito regional até universal.

Facebook: BeiraRioNGOficial
Instagram: @beirarionovaguara


Pesquisa: Paulo Santos
Colaboração: Leonardo Casella
Arte Pavilhão: Douglas "Loturco"

Nenhum comentário: