Bonecos Cobiçados



G.R.C.E.S. Bonecos Cobiçados
Fundação: 05 de fevereiro de 1957
Cores: Verde, Rosa, Dourado e Prata
Sede Social: Rua São Roque, 111 - Campinho
Títulos: 03 (1967, 1969 e 1974)


 


Em 1957 surgiu um grupo de jovens, liderado por "Chico da Julia", "Toninho da Tininha", Normando, Avelino, José Lopes, entre outros, conseguindo instrumentos feitos de carbureto, latas e demais objetos que emitissem algum som. Vestindo fantasias de criação própria, seus integrantes desceram à Praça Conselheiro Rodrigues Alves, se apresentando ao público ali presente, que sem almejar concorrer com o "Alegria", ou "Flor da Avenida", e outros blocos carnavalescos que estavam iniciando uma nova etapa do carnaval de rua da cidade.
No terceiro dia de carnaval daquele ano, o grupo recebeu das mãos do Presidente de Carnaval da cidade, "Taça do Mendigo". A partir do sucesso obtido, decidiram que no ano seguinte poderiam transformar seu "bloco de sujos" numa Escola de Samba.
Em reunião escolheram "Chico da Julia", que anos mais tarde viria a falecer num acidente na Rodovia "Presidente Dutra", como seu primeiro presidente. Decididos a criar um nome para a escola que fosse considerado original, deram-lhe o nome atual em homenagem a uma música chamada "Boneca Cobiçada", ficando formada a partir daquele momento a Escola de Samba "Bonecos Cobiçados".
Após a morte de "Chico da Julia", e algumas dificuldade internas, sob as quais a Escola por vezes deixou de desfilar em alguns carnavais, alguns de seus diretores criaram o bloco "Crioulo Doido", uma versão alternativa do carnaval da escola.
Em 1972, novamente houve outra inovação que partiu da escola quando a mesma padronizou suas cores, criou um emblema oficial e procurou, na avenida, desfilar apresentando o visual que deslumbrou os assistentes. Apesar de já existir de fato a vários anos, somente em 1973 aconteceu a oficialização da fundação da escola, quando elaborou os estatutos e a escola foi registrada na Associação das Escolas de Samba de Guaratinguetá e Prefeitura Municipal, com as cores verde, rosa, dourado e prata. 
Ainda em 1973, o "Bonecos Cobiçados" apresentou um dos melhores carnavais de sua história, mas ficou em segundo lugar. Mas, no ano seguinte a recompensa, pois mesmo se apresentando sob forte temporal, com garra e sacrifício conseguiu o seu primeiro Título de Campeã do Carnaval.

Facebook: bonecoscobicados57
Instagram: @bonecoscobicados_oficial


Pesquisa: Paulo Santos
Colaboração: Celso Silva
Arte Pavilhão: Douglas "Loturco"

Nenhum comentário: