Momento Histórico


Na Guaratinguetá de ontem, o nosso carnaval de todos os tempos... na "Terra das Garças Brancas"... Vamos fazer uma retrospectiva do era o carnaval na Praça "Conselheiro Rodrigues Alves".
Em pleno sábado, dando início às festividades, já era grande o alvoroço que o povo fazia pelas imediações da velha praça.
Os primeiros foliões, os mascarados solitários e os blocos de sujos, às primeiras horas da noite, começavam a surgir de todos os cantos da cidade e passavam a noite dando voltas em torno do jardim da praça, provocando molecagens, gracejando para as jovens que assistiam àquele inusitado desfile.
E, naquele vai e vem, os mais jovens membros da sociedade, tramavam os últimos acertos de um namoro que se iniciava, marcava-se o encontro às tantas horas no "Clube Literário".
E haja confete, serpentina e lança-perfume para as improvisadas "batalhas" que se disputavam na saudosa praça.
Mas, o grande apogeu para a moçada era quando adentrava à praça o "Bloco dos Estudantes", composto pela elite da cidade, com o seu famoso grito de guerra: "Oi quem vem lá, sou eu morena, o estudante de Guará".
Mas, toda essa alegria se desmoronava quando surgia ali pelo Cine Central os primeiros acordes do "Flor da Avenida", velho rival dos estudantes, com o seu bloco repleto de alegorias, fantasias luxuosas, exibindo passistas que alegravam a multidão.
Eram voltas e mais voltas em redor da praça, numa batalha ensurdecedora de fanfarras e baterias, na disputa pela preferência popular.


Pesquisa: Paulo Santos
Fonte: Museu Frei Galvão

Nenhum comentário: