sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Carnaval 2013 - Sem Desfile Oficial das Escolas de Samba



O prefeito Francisco Carlos se reuniu nesta quinta-feira com os presidentes das Escolas de Samba da cidade e depois de ouvir todos, ele anunciou, em conjunto com os mesmos representantes, que realmente Guaratinguetá não terá em 2013 o Desfile Oficial das Escolas de Samba. O prefeito expôs a todos as dificuldades encontradas para cumprir os prazos necessários para concluir o processo de licitação do carnaval, o que, para ele, acabou tornando-se o grande empecilho para a realização dos desfiles oficiais.
Segundo o prefeito, a licitação começou muito tarde e a ausência de uma transição de governo contribuiu também para “atravancar” o processo. “Até mesmo as próprias Escolas sentiram-se inseguras em investir e preparar os seus desfiles”, afirmou.
Dessa maneira, ficou decidido que haverá uma programação especial para o carnaval da cidade, com a participação da Banda Mole, a apresentação dos Blocos de Embalo e ainda uma grande surpresa para a população, provavelmente na segunda-feira.       Assim, deveremos ter alguma estrutura na Avenida Presidente Vargas para receber parte da festa que estamos acostumados a ver.
Mas não é só isso. Para o ano que vem um novo modelo de carnaval está sendo preparado. Segundo informações, um projeto está sendo elaborado para que o nosso carnaval ressurja diferente em 2014.
Este estudo contempla, segundo apuramos, a criação de um organismo previamente denominado COMCAR, que servirá de elo entre as Escolas de Samba, a OESG e o Poder Público; a criação de oficinas nas sedes das Escolas, com monitores custeados pela prefeitura, e também o repasse de uma verba mensal para estas agremiações, porém com valores ainda não definidos.
É o carnaval de Guaratinguetá ganhando nova roupagem. E com a tendência de voltar muito mais forte em 2014.
Certamente vai depender do empenho de todos, o que tudo indica que irá acontecer. Se por um lado passa-se a exigir mais das Escolas de Samba, por outro implica em uma maior participação e envolvimento do poder público municipal na preparação do carnaval, o que é um dos objetivos, segundo fontes consultadas.
Torço para que dê certo. E acredito que dará.
O carnaval de nossa cidade precisava de uma reformulação sim. E ela chegou.

Por Mário Santos – jornalista
    Fonte: Site Rota do Samba

Um comentário:

Anônimo disse...

é por mais um ano nao haverá carnaval em guaratingueta,isto ja esta virando uma grande palhaçada, e quem perder são as escolas de samba e seu componetes que fazem de tudo pra fazer um pelo carnaval na cidade. Hoje lamento pelas pessoas que ainda estão tentando fazer um bom carnaval no vale do paraiba.

eninodo sao paulo sp.