domingo, 17 de setembro de 2023

Carnaval 2024 - Enredo da Escola de Samba Unidos da Tamandaré

 



“TOQUE DE ESSÊNCIA”

Desde a antiguidade, a fragrância de plantas era instrumento de adoração, de cuidados médicos, de higiene ou ritual de beleza, utilizado inclusive como instrumento de sedução. O perfume é uma substância criada para proporcionar um cheiro agradável, ele é tão antigo quanto o homem, e sua múltipla utilização quase sempre acompanharam o desenvolvimento das civilizações.
No Egito foi fruto de sedução e poder.
Na Grécia aperfeiçoaram a perfumaria e era o aroma de seus banquetes e sedução nas danças.
No livro sagrado foi presente à divindade da salvação.
Das rotas comerciais expandiram para o mundo e popularizou na Europa. Desde então com a revolução cultural do perfume, percebeu o poder e a influência dos frascos na vida dos consumidores, desejando o produto mais bonito e atraente, seduzindo e agregando a pessoa. Sendo assim, as cortes europeias iniciaram hábitos de se perfumarem como parte de seus luxos diários, chegando ao Brasil através da corte de D.João VI.
E foi de uma brincadeira de carnaval, jogando uns aos outros, esferas cheias de águas de limões-de-cheiro, ainda sim começam a surgir nos bailes de carnaval com o uso do lança-perfume aromatizando os foliões.
Já nas religiões de matrizes africanas, aqui no Brasil, existem perfumes ligados as ancestralidades e dentre eles, a alfazema, com poder de equilíbrio energético e campo vibracional, ajudando a atrair boas energias para a vida.
A essência é muito mais do que um prazer dos sentidos. É também algo do próprio ser humano, projetando no exterior seu “EU” profundo, seus gostos, suas aspirações secretas, associando entre o uso do perfume com o jogo de sedução.
Com a sabedoria instintiva, a Unidos da TAMANDARÉ para o carnaval 2024 vem perfumar a avenida com o enredo: “TOQUE DE ESSÊNCIA”.

Por Xuxa Carnavalesco

Fonte: Facebook Oficial da Agremiação

Nenhum comentário: